José Andrade

Hoje ás 5 horas (horário de Brasília) o papa João Paulo ll será elevado aos altares, como o mais novo santo católico. Carismático, ás vezes moderno, ás vezes conservador, assim foi João Paulo ll. Tenho dois documentários sobre a vida dele. Sempre que me sinto abatido na minha caminhada de fé, eu os assisto. Meu animo e minha vocação se restabelece, mediante o testemunho de vida do papa polonês. Eu sempre o amei e admirei! Ele, o santo padre, e eu, o padre pecador. Karl Wojtyla botou o pé na estrada e percorreu milhões de quilômetros viajando da África às favelas do Nordeste. Levou seu corpo vivo como símbolo de uma espiritualidade perdida. O conjunto da obra dele foi muito além de ser contra ou a favor da camisinha. Por onde andou, João Paulo ll mostrou-se acima das sórdidas políticas seculares.
Conheci melhor São João Paulo ll , quando assisti a peça “Enlace, a loja do ourives” escrita por ele sob o pseudônimo de Andrzej Jawién. Hoje me dei conta de que o nosso novo santo foi poeta, escritor, ator e diretor de teatro. Chamou-me atenção o fato da sua peça não ter conotação religiosa e dele ter usado um pseudônimo para escrevê-la. É uma peça existencial. Trata-se de um drama sobre o amor humano entre o homem e a mulher, com os seus encantos e desencantos, união e separação, esperanças e medos.
O personagem Stanislaw, o ourives, é como um alterego do próprio autor (o papa) dessa obra, ao mesmo tempo um olhar narrador, uma espinha dorsal, uma presença clemente e sensível às questões humanas.
Assim era o homem Karl Wojtyla, assim foi o Papa João Paulo ll, assim será São João Paulo ll; clemente e sensível ás questões humanas.

Santo Padre, hoje, a Igreja proclama para o mundo inteiro a vossa santidade e o mundo vos venera com amor e devoção. Eu continuo sendo no mundo um padre pecador. Ajuda-me a ser como vós, clemente e sensível as questões humanas e fiel a Cristo. Junto à virgem Maria tomai-me pela mão e conduzi-me pela vida afora, até a hora da minha morte. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário