José Andrade

Hoje, ultimo dia do mês de junho e suas festas juninas. Mês de encantos, promessas, comidas, bebidas, danças, fogueiras, folguedos, musica e fogos que fazem acordar a terra e o céu. Acordou a minha memoria onde vivem as noites juninas da minha Bahia, tão esperadas na minha meninice. Mil vezes desejadas do que outra data. Queridas mais do que o Natal! Lá, no meu nordeste, faz parte dos nossos costumes, da nossa convivência desejar “Feliz São João.” Feliz São João, feliz quem é nordestino e guarda seus costumes e tradições.

Atualmente vivendo no Planalto Central eu experimento a riqueza das tradições e da cultuara local. E aqui tem cultura local? Tem um caldeirão cultural formado pela cultura de cada estado brasileiro, trazida pelos desbravadores destas planícies. Aqui tem um pouquinho das festas juninas nordestinas, trazidas por baianos, pernambucanos e paraibanos e tantos outros representantes da cultura do nordeste brasileiro. Enquanto fico aqui pensando no mês que está terminando, eu me recordo de uma das canções do pernambucano Luiz Gonzaga.

Esta canção embalou e continua a embalar minhas noites de São João: “Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo. Olha praquele balão multicor como no céu vai sumindo. Foi numa noite igual a esta que tu me deste o coração. O céu estava assim em festa, pois era noite de São João. Havia balões no ar. Xote, baião no salão. E no terreiro o teu olhar, que incendiou meu coração.” Salve o nordeste, salve o povo brasileiro! Oh salve o povo daqui!






0 comentários:

Postar um comentário