José Andrade

O escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, morreu na madrugada da ultima sexta-feira, 18, vítima de uma embolia pulmonar. Ele era um escritor de grande qualidade, de obras maravilhosas como 'Viva o povo brasileiro', 'O sorriso do Lagarto' e 'Sargento Getúlio', além de ser um cronista sensacional. Que trabalho me deu a leitura de Viva o Povo Brasileiro! Achei que não conseguiria sair das primeiras páginas. Que alegria me deu a leitura de Viva o Povo Brasileiro! A compreensão e o amor pelo Brasil se ampliaram pelas histórias narradas nesse livro pela mão do João Ubaldo.
Não houve tempo sequer de assimilar a perda de João Ubaldo Ribeiro e mais uma triste notícia: Faleceu neste ultimo sábado, 19 de julho, Rubem Alves em Campinas (SP), aos 80 anos de idade. Ele era um dos maiores pensadores dos nossos tempos: o filósofo, teólogo, psicanalista, pedagogo e poeta. Poeta de todas as horas, já vivendo as dores da sua enfermidade, registrou estas palavras: «Sei que não me resta muito tempo! Já é crepúsculo! Não tenho medo da morte. O que sinto, na verdade, é tristeza. O mundo é muito bonito! Gostaria de ficar por aqui… Escrever é o meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês-amarelos…»
Ontem, segunda-feira 21, Ariano Suassuna, 87 anos, foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Real Hospital Português), após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. De acordo com os médicos, o estado de saúde do dramaturgo é considerado grave. “Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas, eu sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança. Eu sou o homem da esperança”, disse Ariano. Temos esperança que Deus protegerá a cultura e a literatura brasileira nesta hora de tristeza e agonia.




0 comentários:

Postar um comentário