Conheça a vida e obra da poetisa e educadora Mabel Velloso. A direção é de Margarida Mamede.



Dirigido por Margarida Mamede, o filme traz à tona a vida e a obra da educadora Mabel Velloso.

A baiana lecionou por mais de 40 anos em escolas públicas da cidade de Salvador e Santo Amaro da Purificação (BA). Publicou, ainda, mais de 30 livros, tocando em temas como o sagrado, a memória e os afetos. A mulher de alma fina e delicada tinha a vontade de modernizar o ensino e a relação entre estudantes e professores.

Maria Isabel é uma dos oito filhos de Dona Canô e a produção tem o intuito de abordar mais um talento da família. A partir de declarações da protagonista, o documentário relembra algumas histórias de sua trajetória pessoal e profissional, contando com depoimentos dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, do amigo Gilberto Gil, de suas filhas, netos e muitos ex-alunos. O filme também apresenta alguns diálogos da retratada com sua mãe, viva à época.

Durante a exibição do longa-metragem, percebe-se o cuidado de Mabel com as questões humanas. A autora tornou-se uma figura singular, uma educadora à frente de seu tempo e uma poetisa profundamente ligada às suas raízes. Mabel comemorou 80 anos e sua trajetória construiu um registro vibrante, graças a um jeito simples e acolhedor.

0 comentários:

Postar um comentário